Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO Nº 839/14

Requeiro a Mesa, nos termos regimentais, seja oficiado ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, para que nos informe a possibilidade da implantação do programa de alimentação diferenciada para crianças e adolescentes diabéticos e hipertensos na rede municipal de ensino.

JUSTIFICATIVA

A alimentação das crianças deve ter atenção especial, pois é na infância que os hábitos alimentares são adquiridos e tendem a ser mantidos na vida adulta. Da mesma forma que uma má alimentação pode acarretar problemas de saúde imediatos, uma alimentação adequada, desde a infância, pode prevenir diversas doenças crônicas futuras. Nesse sentido, governos municipais estão cada vez mais promovendo ações de educação alimentar e nutricional, além de garantir alimentação especial às crianças e adolescentes que apresentam doenças com restrição alimentar, como diabetes, hipoglicemia e hipertensão.

Como qualquer outra doença, o diagnóstico precoce da diabetes é importante, pois quanto antes à criança diabética adotar uma alimentação pobre em açúcar e rica em fibras, melhor. Além dos pais, que devem observar sintomas, como urinar em demasia e beber muita água, escolas públicas passaram a adotar ações que visam o diagnóstico.

Podemos identificar estudantes possivelmente portadores do diabetes ou que possam vir a desenvolvê-lo, por meio de um questionário aplicado por profissionais da área da saúde no ato da matrícula; indica aos pais a necessidade de passar por consulta médica e realizar os exames necessários; e, a partir dos resultados, estabelece as medidas que beneficiam a criança ou adolescente no âmbito escolar.

Pelo exposto, aguardamos resposta e as possíveis providências para o assunto.

Palácio Ver. Euclides Modenezi, 07 de outubro de 2014.

JEFERSON MODESTO SILVA

VEREADOR- PMDB