Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Sessão
2ª Sessão Ordinária

segunda, 05 de fevereiro de 2018 às 20:00

Plenário da Câmara Municipal de Itapeva

Visualizar pauta

Proposituras

A relação abaixo não é válida como pauta formal, possuindo apenas as proposituras que provavelmente serão tratadas na sessão

Ordem do Dia

Somente Leitura

Lista de Presença

Nome Chamada
ALEXSANDER FRANSON PRESENTE
DÉBORA MARCONDES PRESENTE
EDIVALDO NEGÃO PRESENTE
JEFERSON MODESTO SILVA PRESENTE
TONI DO COFESA PRESENTE
LAERCIO LOPES PRESENTE
MARCIO SUPERVISOR PRESENTE
OZIEL PIRES DE MORAES PRESENTE
DR. PEDRO CORREA PRESENTE
RODRIGO TASSINARI PRESENTE
TIÃO DO TÁXI PRESENTE
SIDNEI LARA PRESENTE
VANESSA GUARI PRESENTE
WILIANA SOUZA PRESENTE
WILSON ROBERTO MARGARIDO PRESENTE

Tema Livre

WILSON ROBERTO MARGARIDO (WILSON ROBERTO MARGARIDO)

Com a palavra, Wilson Roberto Margarido: Tece comentários acerca do transporte coletivo para as pessoas do Morada do Bosque, que estaria com precariedade de ônibus atendendo aquela vila, tendo em vista o grande número de moradores que precisam desse serviço, destacando que seria necessária uma linha para atender só esse bairro novo, pois os ônibus que passam por lá saem superlotados, que são os que veem do Alto da Brancal e Bairro de Cima. Salienta que a Jundiá precisa rever essa situação. Diz que todos os vereadores deveriam assinar requerimento ao Executivo para resolver essa situação. Agradece a Secretaria de Ação social por ter ajudado uma pessoa de Santa Catarina, que estava perdida em Itapeva, encontrar sua família, com a participação de outras pessoas. Destaca e agradece o trabalho do Jornal Itanews pela divulgação do calendário de coleta de lixo no município e que também ajudou no caso da pessoa que encontrou a família. O Presidente Oziel Pires explana que o calendário de coleta de lixo está no site da Prefeitura.

DÉBORA MARCONDES SILVA FERRARESI (DÉBORA MARCONDES)

Com a palavra, Débora Marcondes: Comenta a respeito da operação tapa buraco que está ocorrendo em diversos locais da cidade. Cita resposta do Demutran acerca de semáforo na Júlio Holtz; comenta sobre os Conselhos Municipais que estão unificados numa casa. Explana sobre seu pedido de mais médicos para o Grajaú. Fala que esteve no Jardim Kantiã em companhia do Prefeito e outras autoridades, tratando acerca de benfeitorias para aquele bairro, incluindo iluminação, recapeamento, pediatra e outras solicitações. Comenta também acerca de moradia, que foi prometido em outra época que isso ocorreria, que teriam casa, no entanto tratava-se de cadastro falso. Explana que o Prefeito levou o mapa da área para a CDHU, para análise, para construção de casas ou através de lotes. Fala de sua indicação ao plano diretor visando atender o Bairro do Jaó, referente ao feriado de 20 de novembro, da consciência negra, tendo em vista que Itapeva tem uma comunidade quilombola. Diz que não apresentou o referido projeto por ser tema de iniciativa do Executivo. Lê a indicação que fez sobre o tema. Fala sobre indicação para ronda constante da GM no Morada do Bosque, bem como para melhorar a sinalização do trânsito naquela localidade e sobre outros assuntos. Comenta acerca de seu projeto de lei ‘Lucas’, o qual ela protocolou, explicando sobre o tema. Explica que o Departamento Jurídico apontou o vício de iniciativa no referido projeto. Explana que gostaria todos os vereadores assinem um requerimento solicitando ao Prefeito para que envie o ‘Projeto de Lei Lucas’. Aparte ver. Laercio – explica que fizeram contato com o Prefeito, o qual já se manifestou positivamente.

SEBASTIAO JOSE DE SOUZA (TIÃO DO TÁXI)

Com a palavra, Tião do Táxi: comenta a respeito do projeto da vereadora Débora, explanando acerca da reunião da Comissão, onde foi pensado no bem-estar da comunidade. Fala sobre o mercado do Produtor, da reforma que ocorrerá, sendo que esteve em contato com a Secretaria Marimar, a qual o informou sobre o trâmite burocrático junto à Caixa para o início do serviço. Comenta sobre pedidos de ronda da GM nas imediações do Mercado do Produtor. Comenta a respeito das mudanças que ocorreram nas EMEIs, em função dos questionamentos e dificuldades que alguns pais estão encontrando por conta de mudanças de horários de entrada e saída em alguns casos. Pede ao Secretário Andrei que verifique a situação. Diz que os vereadores devem acompanhar e cobrar ações para o bem-estar da população.

SEBASTIAO JOSE DE SOUZA (TIÃO DO TÁXI)

Com a palavra, Tião do Táxi: cumprimenta os moradores do Jaó e comenta acerca de seu pedido de melhoria no transporte público para esse bairro, explanando acerca do itinerário atual do ônibus. Alega que a Empresa Jundiá poderia fazer um ajuste nos horários de ônibus até o bairro, visando melhor atendimento para o Bairro. Comenta que a população precisa de transporte a um preço acessível, sendo que uma linha de ônibus para aquele bairro ajudaria muito, por tem um custo bem menor que táxi. Fala acerca da discussão na sessão anterior sobre os buracos nas vias públicas, destacando que houve muita chuva e também que a empresa que fornece massa asfáltica tem dificuldade de atender a demanda. Explana que a Prefeitura trabalha na medida de sua capacidade. Destaca também sobre a situação das estradas rurais, explicando os desafios para esse segmento. Divulga o cronograma de recuperação de vias e serviços que obteve com o Carlinhos Santini da Secretaria de Transportes e Serviços. Destaca que está à disposição da comunidade do Jaó.

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Com a palavra, Alexsander Franson: comenta a respeito da saúde no município, citando o caso do Postinho do Bairro São Roque (Distrito Areia Branca), onde, devido às chuvas, quase chovia dentro do local. Destaca a ausência de médicos nos Postos de Saúde no horário que seria de atendimento às pessoas. Afirma que isso é um fato lamentável, que a Secretaria de Saúde não toma providências. Questiona porque com os médicos não há nenhuma providência adotada pelo fato de não cumprirem seus horários. Comenta que esse fato ocorre na cidade inteira. Afirma que os vereadores não podem tapar o sol com a peneira, explanando que todos os funcionários devem cumprir o horário de expediente. Diz que isso é um desrespeito, que voltará a filmar o atendimento ou não desses profissionais nos Postos. Diz que quer resposta da Secretária de Saúde e do Prefeito. Fala a respeito das dificuldades que os pacientes enfrentam no dia a dia na luta por atendimento médico. Diz que todos devem ajudar o Prefeito a administrar o município.

VANESSA VALERIO DE ALMEIDA SILVA (VANESSA GUARI)

Com a palavra, Vanessa Guari: fala sobre as cirurgias eletivas, comenta que ela e o vereador Rodrigo estiveram na Secretaria de Saúde, sendo que a Secretária enviou a lista das cirurgias de dezembro. Acerca disso, a vereadora citas as cirurgias que foram realizadas, divulgando o total por especialidades. Fala sobre a situação dos médicos, sobre a ausências desses profissionais, destaca sobre o concurso que foi realizado contratará novos profissionais, visando sanar essa situação. Comenta que o transporte no Morada do Bosque será ampliado após carnaval.

WILIANA CRISTINA DA SILVA DE SOUZA (WILIANA SOUZA)

Com a palavra, Wiliana Souza: Fala que recebeu resposta da Secretaria de Saúde sobre melhorias no Posto de Saúde do Pacova. Comenta sobre as diversas reivindicações para o Bairro do Jaó, destacando que ela também esteve batalhando por melhorias desde a legislatura anterior, divulgando que a comunidade anseia por cuidados e atendimentos especializados, entre outros odontologia e médicos. Indaga sobre o programa dos kits odontológicos, se não teria como abranger o bairro nesse projeto. Aparte ver. Jé – diz que encaminhará a solicitação a quem de direito, que em breve terá novidades. Continua ver. Wiliana – destaca sobre a atuação dos deputados, comentando sobre a implantação do Bom Prato em Itapeva, que ela solicitou e foi desacreditada.

EDIVALDO ALVES SANTANA (EDIVALDO NEGÃO)

Com a palavra, Edivaldo Negão: fala sobre o novo Secretário Geraldo Cerdeira (Serviços e Transportes Rurais). Explana sobre cratera em estrada no Bairro da Caputera, que esteve em contato com ele e o Carlinos Santini, que foi informado que os trabalhos e contato com essa secretaria continuarão da mesma forma. Destaca que o Secretario e o Santini foram em vistoria na Caputera e adjacências para as providências. Destaca solicitação para a Vila Isabel. Ressalta a importância de dar atenção à população.

Ordem do Dia

PROPOSITURA
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 1/2018 - Concede Título de Cidadania Itapevense ao Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
TIÃO DO TÁXI SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
WILIANA SOUZA SIM
TONI DO COFESA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
VANESSA GUARI SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
SIDNEI LARA SIM
LAERCIO LOPES SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 6/2018 - Requer que seja inserido em Ata, Voto de Congratulações ao Prefeito Luiz Antonio Hussne Cavani, à Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Primeira-Dama Sônia Cavani e ao Secretário Luciano de Oliveira pela realização do 22º Jogos Regionais do Idoso. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
TIÃO DO TÁXI SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
WILIANA SOUZA SIM
TONI DO COFESA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
VANESSA GUARI SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
SIDNEI LARA SIM
LAERCIO LOPES SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 8/2018 - Requer ao DER (Departamento de Estrada e Rodagem) para que estude a possibilidade de implantar sinalização e outro mecanismo para diminuir a velocidade na Rodovia Pedro Rodrigues Garcia, próximo ao trevo da entrada e saída do bairro Engenho Velho. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
TIÃO DO TÁXI SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
WILIANA SOUZA SIM
TONI DO COFESA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
VANESSA GUARI SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
SIDNEI LARA SIM
LAERCIO LOPES SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 9/2018 - Requer à ELEKTRO, para que informe as possibilidades de mudar um poste da rede de energia, na altura do nº 114, da Rua Dr. Estelita Ribas, Parque Cimentolândia. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
TIÃO DO TÁXI SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
WILIANA SOUZA SIM
TONI DO COFESA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
VANESSA GUARI SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
SIDNEI LARA SIM
LAERCIO LOPES SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 1/2018 - Concede Título de Cidadania Itapevense ao Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto

PROPOSITURA
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 1/2018 - Concede Título de Cidadania Itapevense ao Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto

Explicação Pessoal

DÉBORA MARCONDES SILVA FERRARESI (DÉBORA MARCONDES)

Com a palavra, Débora Marcondes: explica sobre o ‘projeto Lucas’ e mostra vídeos a respeito do assunto, destacando a relevância dessa propositura. Sobre o Jaó, explica que 85% das crianças de lá perderam dentes permanentes, situação que merece atenção imediata. Aparte Ver. Jé – comenta que haverá unidade móvel de atendimento odontológico, via emenda do Deputado Mussi, que em breve estará em funcionamento, incluindo o bairro. Continua ver. Débora – Destaca a importância desses atendimentos aos moradores, relata sobre o funcionamento do itinerário do ônibus e as dificuldades que isso provoca.

VANESSA VALERIO DE ALMEIDA SILVA (VANESSA GUARI)

Com a palavra, Vanessa Guari: comenta sobre o Morada do Bosque, sobre a questão do transporte de alunos e distribuição nas escolas, no qual o Secretário ainda não tinha a totalidade de alunos, para adequar o transporte conforme a demanda, fato que ocorrerá em breve.

OZIEL PIRES DE MORAES (OZIEL PIRES DE MORAES)

Com a palavra, Oziel Pires de Moraes: pede que conste em Ata voto de pesar às famílias pelos falecimentos de Lucas Rocha e do senhor Fausto José Antunes de Oliveira.

Realizar o download do arquivo da Ata

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos