A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos reuniu-se para discutir a situação das famílias que trabalhavam no Lixão.

Por Assessoria da Câmara

Publicado em 24/03/2017 18:12
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos se reuniu nesta quinta (23), para discutir sobre a atual situação das famílias que trabalhavam como catadores e sobreviviam do Lixão, interditado desde o dia 09.
Estiveram presentes a vereadora Débora Marcondes, presidente da comissão e o vereador Sidnei Lara da Silva, membro, e os vereadores Oziel Pires e Wiliana Souza.
Também estavam presentes o Sr Luciano Oller, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, o Sr.Francisco Stuart (Kiko), representando a Associação de Amigos Juntos por Itapeva, os Srs. Marco Antonio Augusto Pimentel e Natan Gomes do SINTRAF- Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Itapeva, a Srª.Lídia Muzel de Barros, do CRAS da Vila Santa Maria, o Sr.André Aramys, assistente Parlamentar do Deputado Dr. Ulysses Tassinari, o Sr.Cassiano Toffoli, do CEAF de Itapeva, o Sr.Hélcio Franco, da Casa da Esperança, o Sr. Adilson Wagner, da Caritas Diocesana. Também alguns catadores de materiais recicláveis estiveram presentes.

A Presidente Débora questionou o Secretário Luciano sobre quais as providências estão sendo tomadas pelo Executivo para solução do problema.
O Secretário Luciano disse que o problema é grave, mas que a Administração Pública está tranquila e tomando as providências. Disse também que o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, estava aguardando um cadastro real para definir algumas ações e que esse cadastro foi realizado, e a partir de 03 de abril vai iniciar a "Frente de Trabalho" que deve durar 3 meses, podendo ser prorrogada por mais 3 meses.

“A princípio essas pessoas vão trabalhar na limpeza urbana com um salário, e mais uma cesta básica, depois vai ser feito um barracão para trabalhar e capacitar esses catadores”, explicou Luciano.

A Srª.Lídia do CRAS da Vila Santa Maria explicou que são 58 pessoas que realmente trabalhavam no lixão, somando um total de 40 famílias, onde dessas 40, apenas 28 são cadastradas em projetos sociais, e que as outras 12 famílias não possuem nenhum benefício.

Débora questionou o secretário Luciano sobre as famílias que são mais numerosas, que possuem muitas crianças e que estão passando necessidades emergenciais, se as cestas serão suficientes, e pede que verifique esses problemas.

Secretário Luciano disse que o problema das famílias são as contas de água e luz que estão vencendo, e que foi procurado por uma igreja católica que está arrecadando alimentos, e que a Faculdade Fait também está arrecadando, e que devem fazer uma reunião com os Vereadores, com o CRAS e entidades para que juntos possam fazer um levantamento de quanto vão custar essas contas de água e luz e que precisa apenas saber de quantas cestas serão necessárias para atender as necessidades de cada família.

O Sr. Marco Antonio Augusto Pimentel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Itapeva, disse que os problemas sociais são os que mais importam no momento, e que o cadastro sócio econômico tem que ser realizado para verificar quantas pessoas e quais as reais demandas dessas famílias, pois sua preocupação é que a desigualdade é muito grande.

A Presidente Débora Marcondes encerrou a reunião ficando agendada uma próxima, para quarta-feira, dia 29 de março às 10h00, na Secretaria de Desenvolvimento Social para resolver a questão emergencial das famílias.