Índice de responsabilidade social 2017 é apresentado na Câmara nesta quinta-feira

Por Assessoria da Câmara com informações da ALESP

Atualizado em 19/10/2017 14:51

Na manhã desta quinta-feira 19,  a Câmara recebeu deputados estaduais e técnicos da Fundação Seade para apresentarem o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O evento foi coordenado pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris. Elaborado pela Fundação em parceria com o Instituto Legislativo Paulista (ILP), o indicador tem como objetivo avaliar a qualidade de vida nos municípios paulistas e fornecer subsídios para os gestores na formulação de políticas públicas. O IPRS é um indicador reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.
Na publicação, a Região Administrativa de Itapeva apresenta níveis de riqueza e longevidade abaixo das respectivas médias estaduais. De acordo com o ranking de cada dimensão do indicador sintético, entre as 16 regiões administrativas do Estado, Itapeva ocupa a 15ª posição em riqueza e a 14ª em longevidade. No entanto, no indicador escolaridade, a Cidade apresenta uma média acima da estadual, posicionando-se na 10ª colocação.
O que é o IPRS?
O IPRS monitora a evolução das condições de vida das populações dos municípios.
As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade.
O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.
Além do presidente da Alesp, estavam presentes no evento o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, o presidente da Câmara, Oziel Pires, o presidente do ILP, Vinícius Schurgelies e o deputado estadual, Ulysses Tassinari