Câmara Municipal de Itapeva - SP
ºC Imagem das condições climáticas Itapeva, 01/10 - 11:13
Tamanho de fonte 12px Tamanho de fonte 14px Tamanho de fonte 16px Impressora

Alto da Brancal comemora aniversário com uma grande festa

A 1ª Brancal Fest será realizada no dia 17 de dezembro, na quadra da EE Dr. Antonio Deffune. Promovida pela Associação de Desenvolvimento Comunitário o evento marca a passagem dos 21 anos do Distrito Alto da Brancal.

Por
Publicado em 08 de dezembro de 2011

No próximo dia 13 de dezembro o Distrito Alto da Brancal comemorará 21 anos e para comemorar a data a Associação de Desenvolvimento Comunitário daquele Distrito promoverá a 1ª Brancal Fest, com início às 19h00, na quadra da EE Dr. Antonio Deffune. Na programação do evento consta o Concurso Miss Distrito, apresentação de dança e cantores da região, além da praça de alimentação.
Por volta de 1960, após a falência da fábrica de cal BRANCAL S/A, as pessoas que trabalhavam diziam que compraria um terreno "La no alto da Brancal", e por esse motivo o nome do bairro ficou conhecido por Alto da Brancal.

No começo havia poucas casas, a água era de poço e a luz só de lamparina. Logo começaram a vir outras famílias e o bairro começou a ganhar novos moradores. Porém em 1971 a Brancal S/A fechou, obrigando os moradores a procurarem outras atividades para sustentar suas famílias que dependiam da fábrica.

Os trabalhadores moravam na redondeza, como na vila da Lavrinhas e algum vinham da cidade de Itapeva trabalhar na antiga fábrica, gostavam muito da região montanhosa e linda por natureza devida suas cachoeiras e rochas.

Os funcionários receberam os seus respectivos pagamentos após a paralisação dos fornos e foram comprando seus "pedaços de chão", como dizem os moradores da localidade. Alguns voltaram para a cidade, mas a maioria adquiriu seu espaço no bairro que foi surgindo naturalmente.

No local existia apenas uma estrada de chão batido que ligava as cidades de Itapeva a Apiaí e demais cidades, não tinha água encanada muito menos energia elétrica.

As mulheres buscavam água nas minas e fontes do bairro para os sustentos de seus familiares, as roupas e higiene pessoal eram feitas nos rios e riachos do local, onde andavam vários quilômetros com bacias em suas cabeças para utilizar dessas águas.

Em 1979/80 o bairro conseguiu a luz elétrica, com ajuda de abaixo assinado de vários moradores, Um pouco mais avançado já com uma rodovia Pedro Rodrigo Garcia, fazendo a travessia no meio do bairro, alcançamos a energia elétrica com postes e luminárias brancas somente próximas a rodovia, após algum tempo foi estendida para o restante do bairro com luzes amarelas.

Em 1985 o bairro conseguiu água encanada, da mesma forma, através de abaixo assinado dos moradores.

Em 1987 o bairro consegue com vitória, um posto de saúde, A consulta Medica era uma vez por semana, e teria que chegar de madrugada para conseguir vaga para se consultar.

Em 13/12/1991 o bairro passou a ser Distrito Alto da Brancal, através de alguns vereadores da época que aprovaram um projeto de lei.

Em 1995 o bairro recebe uma agencia dos correios. Atualmente tem uma funcionária e a demanda vem crescendo a cada dia.

Em 1996 o bairro consegue uma escola do ensino infantil e fundamental, em container de metal.

Em 2001, Após muita luta da comunidade iniciou o ensino médio e Tele Sala (ensino para adultos). (Atualmente temos: ensino infantil, fundamental e médio).

Em 2002, O posto de Saúde, passa a ser Programa Saúde da Família, com medico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, oficial administrativo, auxiliar de limpeza e o aumento de agentes comunitários de saúde de 01 para 06, atendendo toda a comunidade nos serviços de saúde.

Em 19 de junho de 2004, iniciou o programa escola da família, na Escola Estadual Dr Antonio Deffune, Com isso veio o lazer, a prática de esportes, cursos profissionalizantes e universitários trabalhando para fazer valer sua bolsa de estudos, fornecidas pela Diretoria de Ensino.

Em 2010 o bairro recebe uma viatura municipal para ronda escolar e a fábrica de lajotas, com o inicio das obras de pavimentação no bairro. (atualmente somente o começo das ruas centrais e a rua da escola esta pavimentada e as obras estão paradas).

Em, Janeiro de 2011, após uma votação popular, formando apenas uma chapa, criou-se Associação de Desenvolvimento Comunitário do Distrito Alto da Brancal e Adjacências. Com os seguintes componentes: Ronaldo Pinheiro da Silva, Presidente; Jairo de Jesus Bento, Vice-presidente; Jan Carla Ryden 1ª Secretária; Angelo Aparecido de Andrade, 1º Tesoureiro; Odair Faustino dos Santos, 2º Tesoureiro; Ilésio Dias de Oliveira, 1º Conselheiro fiscal; Renata de Souza Moraes, 2º Conselheiro fiscal, Irani Rocha de Oliveira Junior, 3º Conselheiro fiscal, Leandro Aparecido dos Santos, 1º Suplente, Ivete Ferreira da Conceição, 2º Suplente.

Ainda neste ano 2011 os alunos que estudam nas escolas técnicas estaduais ou particulares, faculdades de Itapeva ou em outros municípios, tem acesso a uma condução específica para eles, com o apoio da Secretaria Municipal Educação de Itapeva.

Em Junho de 2011, A escola Municipal Ministro Sergio Motta implanta Tempo Integral, com a finalidade de ampliar os espaços educativos, bem como o tempo de permanência da criança na escola ou em atividades educativas.

Ainda conquistamos o PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, prestando trabalhos pedagógicos e oficinas no intuito de desenvolver as técnicas desses jovens. Conta com ajuda da secretaria da Ação social e universitários vinculados aos estágios.

Todas estas conquistas têm apenas um nome: UNIÃO, e nessa data 13 de dezembro de 2011 temos que comemorar muito pelas conquistas e buscar ainda mais melhorias a comunidade.

Apenas uma reivindicação aos governantes do Legislativo e Executivo do Município.

O objetivo da Associação de Bairro (ADECO) é ter apoio por parte do Governo juntamente com a SABESP, para que o bairro tenha acesso ao esgoto.

Se desde 1985 conseguimos ter água encanada, por que após 26 anos não podemos ter acesso ao esgoto?

Visando a saúde da população do bairro este assunto é de interesse público, não descartando as doenças acometidas com a falta de esgoto.

1ª BRANCAL FEST 2011
Em comemoração aos 21 anos de distrito do Alto da Brancal

Dia 17 de Dezembro de 2011
Local: Quadra da escola EE Dr. Antonio Deffune.
A partir das 19 h

?Concurso Miss Distrito
?Praça de Alimentação
?Apresentações de Dança e Cantores da Região

(Informações da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Distrito Alto da Brancal e Adjacências).

Serviço de Imprensa
Câmara Municipal de Itapeva-SP

Câmara Municipal de Itapeva

Av. Vaticano, 903, Jardim Europa, Itapeva, SP, 18406-380
Telefone: (15) 3524-9200 - Fax: (15) 3524-9201
  • XHTML 1.1 escrito corretamente
  • CSS escrito corretamente
  • Google Analytics Alternative
Câmara Municipal de Itapeva - SP
Câmara Municipal de Itapeva - SP
15-3524-9200
http://www.camaraitapeva.sp.gov.br/