Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Comissões encaminham para votação projetos que reconhecem o Abala Itapeva e a Queima do Alho

Evento gospel pode entrar no calendário oficial do Município, enquanto evento gastronômico pode se tornar patrimônio imaterial
Por Vítor Aguiar
terça-feira, 02 de dezembro, 2025 - 17:08
Imagem da notícia

As comissões permanentes da Câmara de Itapeva se reuniram na tarde desta terça-feira (2) e encaminharam sete novos projetos de lei para votação no Plenário. Entre as matérias, há duas de teor cultural, inserindo o Abala Itapeva no calendário oficial do Município e reconhecendo a Queima do Alho como patrimônio imaterial.

Essas duas pautas, além das demais cinco encaminhadas para votação, devem ser analisadas por todos os vereadores em dois turnos a partir desta quinta-feira (4). Se aprovadas pela maioria, as matérias seguem para sanção da prefeita Adriana Duch.

O Abala Itapeva foi realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, durante as comemorações do aniversário de Itapeva, em 20 de setembro. O evento reuniu diversas igrejas evangélicas da cidade, com apresentações de música gospel e momentos de fé na Praça de Eventos.

A Queima do Alho, por sua vez, já tem um histórico mais longo e chegou à 7ª edição no início de novembro. O evento, cujas receitas são revertidas à Associação de Voluntários de Apoio do Combate ao Câncer de Itapeva (Avacci), tem atrações gastronômicas e musicais.

O projeto acerca do Abala Itapeva foi apresentado pelo vereador Robson Leite (União), enquanto Marinho Nishiyama (Novo) foi autor da matéria sobre a Queima do Alho.

Nos textos apresentados junto aos projetos, eles afirmaram que a ideia é incentivar a continuidade desses eventos, como explicou Leite: “Ao incluir o Abala Itapeva no Calendário Oficial de Eventos do Município, estaremos assegurando sua continuidade, consolidando-o como patrimônio da nossa comunidade e reforçando o compromisso do Poder Público com a valorização das manifestações culturais e religiosas”.

As reuniões

Além dessas duas matérias, outros cinco projetos de lei também passaram hoje pelas comissões, retirando a metragem máxima de área construída para eventuais isenções no IPTU, criando regras de transparência para o IPTU, instituindo (renovando) o Programa Jovem Aprendiz na gestão municipal e autorizando o repasse de subvenções sociais à Associação de Formação Cultural Artístico Código de Honra e ao Lar do Amor.

Além disso, os vereadores das comissões também deram seguimento a um projeto de resolução que cria o cargo de assessor de gabinete na estrutura funcional da Câmara. Como se trata de uma resolução, essa matéria precisa ser votada apenas uma vez.

Ao longo da tarde, se reuniram as comissões de Legislação, de Economia, de Saúde e de Educação. Todas as transmissões estão disponíveis por meio do Facebook da Câmara Municipal.


Arquivo de Notícias

Buscar no Portal