Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

No penúltimo encontro, Parlamento Jovem conhece a Alesp, em São Paulo, e aprende mais sobre processo legislativo

Estudantes viajaram para a capital com vereadores e professores nesta terça-feira (25)
Por Vítor Aguiar
quarta-feira, 26 de novembro, 2025 - 11:18
Imagem da notícia

O Parlamento Jovem 2025 se reuniu mais uma vez nesta terça-feira (25), mas bem longe de Itapeva. Os estudantes pegaram a estrada com os vereadores e foram recebidos no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Na capital, os jovens conheceram a estrutura do órgão e aprenderam mais sobre o processo legislativo e o trabalho dos deputados.

Secretário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o analista legislativo Sérgio Gomes Ayala explicou como funcionam as comissões na Alesp. “Depois do processo de pauta, o projeto segue para as comissões, que emitem seus pareceres. Passa pela CCJR, que avalia a constitucionalidade, pela de Finanças, Orçamento e Planejamento e, geralmente, alguma comissão de mérito. Após essa análise por três comissões, via de regra, ele está pronto para a ordem do dia e vai depender do presidente da casa pautar para votação no Plenário”, resumiu.

Respondendo a perguntas dos estudantes, ele também falou sobre o sistema proporcional, no qual nem sempre os candidatos mais votados serão os deputados eleitos. “O partido representa a ideia. A gente tem que tentar preservar, no Parlamento, uma proporção de ideias, porque o pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa, está no Art. 1º da Constituição. Quando se vota em um sistema proporcional, a essência é votar na ideia, não na pessoa”.

Essa conversa aconteceu no Instituto do Legislativo Paulista, que é o departamento da Alesp voltado à realização de cursos e eventos. Nesta quarta (26), inclusive, eles realizam o seminário Eleições, democracia e tecnologia: os novos desafios do direito eleitoral, que terá transmissão gratuita a partir das 14h neste link.

Depois, os estudantes também visitaram uma exposição que conta um pouco dos 130 anos de história da Alesp e conheceram o Plenário Juscelino Kubitschek, onde acontecem as sessões e votações.

Ao longo da tarde, o Parlamento Jovem ainda visitou alguns gabinetes e conheceu os deputados estaduais Leonardo Siqueira (Novo), Vitão do Cachorrão, Sebastião Santos (Republicanos) e Alex Madureira (PL).

Ainda deu tempo para prestigiar uma parte da cerimônia de inauguração da sala de acolhimento da Procuradoria Especial das Mulheres, evento que, coincidentemente, contou com a presença de alguns vereadores de Itapeva.

A viagem, que durou o dia inteiro, foi realizada em um ônibus fretado pela Câmara Municipal, com autorização expressa dos pais ou responsáveis pelos menores de idade, e com três paradas para alimentação, além de um café da manhã oferecido, antes da saída.

Esse foi o sétimo e penúltimo encontro do Parlamento Jovem, que só volta a se reunir no dia 17 de dezembro, na formatura, que simula todo o funcionamento de uma sessão da Câmara, com direito a discussão e votação de projetos.


Arquivo de Notícias

Buscar no Portal