Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

INDICAÇÃO 0219/2020

Indico ao Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, para que junto ao setor competente estude a possibilidade de desenvolver uma plataforma com o nome sugestivo “No bairro tem!”. Um site que reúna dados de comércios locais e o usuário possa buscar os serviços a partir do seu endereço.

JUSTIFICATIVA

A pandemia da Covid-19 escancarou desigualdades e outras contradições. Entre elas, está a relação que parte da população mantém com o comércio local. Quantas vezes deixamos de fazer a feira de frutas e verduras na quitanda ao lado de casa para comprar em um supermercado de rede ou longe do seu bairro.

Muito tem se questionado sobre os impactos da pandemia na economia, na saúde e nas relações humanas. O isolamento social é difícil, mas também significa um tempo para olhar para si, para os mais próximos e tentar conectar (não digitalmente) aquilo que sequer conseguia brecha na correria e na rotina. Isso inclui ir à padaria junto de casa, ao mercadinho e ao depósito de água e gás.

Mas, como comprar dos comerciantes locais se muitas vezes as pessoas não têm o conhecimento do que há disponível em seus bairros?

Através de uma planilha com contatos de pequenos comércios de bairro, criar uma plataforma, com o intuito de ajudar estes estabelecimentos a sobreviverem durante a crise agravada pela pandemia e facilitar a vida com restrições de deslocamento. É muito sobre vivenciar o bairro.

Antigamente, tinha entrega de panfletos e toda uma comunicação que hoje não acontece. Nos perguntamos como chegar no pequeno que não está no digital e esse tipo de negócio só vai saber quem for do bairro mesmo. O objetivo é fazer o pequeno negócio chegar na casa de todo mundo, fazê-lo ser visível.

A plataforma poderia ser construída no sistema Wordpress. Com espaços específicos para os usuários e para os comerciantes que buscam serviços ou querem cadastrar seus estabelecimentos. A preocupação é garantir que os comércios estejam de fato funcionando durante a quarentena, portanto, a importância de desenvolver uma Plataforma que conectam negócios de bairro a clientes no município de Itapeva.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 8 de julho de 2020.

RODRIGO TASSINARI

VEREADOR - DEM