Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

MENSAGEM

Excelentíssimos Senhores Vereadores,

Francisco Jorge Stuart Neto, nascido em Itapeva, no dia 10/03/1956, o segundo filho e Francisco Jorge Stuart Filho e Darcy Araujo Stuart, tendo como irmãos, Lúcia de Fátima Stuart e Rita de Cássia Stuart, Maria Donini Stuart, e tiveram 2 filhos: Alessandro Donini Stuart e Andressa Donini Stuart.

Formou-se em Direito pela Fundação Kaming Bazarian e pós-graduação em Logística Empresarial pela FGV. Começou a trabalhar com 14 anos de idade, em diversas empresas de Itapeva, tais como: Acil – Administradora de Consórcios, Despachante Pinduca, Transpen e Cofesa. Em 1976, ingressou na área administrativa da Cesp/Elektro, onde fez sua carreira profissional, passando pelas funções escriturário, Coordenador de Compras, Servidor de Suprimentos. Em 1996, mudou-se para Atibaia, onde assumiu a função de Gerente Administrativo Regional de Atibaia e com a privatização da Cesp, em 1998, assumiu a função de Gerente Executivo de Logística e Suprimentos e, por fim, em 2005, assumiu a função de Gerente Executivo Regional de Guarujá até 2008, quando aposentou-se, após 38 anos de trabalho.

Em 2010, em sociedade com seu filho, seu genro e seu irmão, constituíram em Itapeva, sua terra natal, sua empresa de Solução em Engenharia Elétrica, a Italuz, que formada por uma loja varejista de materiais elétricos e uma prestadora de serviços em engenharia elétrica de alta e média tensão. Atualmente também expandiram seus negócios para uma empresa de energia solar.

Sempre se dedicou a projetos sociais, seguindo o exemplo de seus pais. Quando jovem, participou da criação do GAI – Grupo de Amigos de Itapeva, que mais tarde se transformou em GAMI – Grupo de Amigos da Mocidade Itapevense, grupo ligado à Igreja Católica, que além das reuniões de cunho educativo/religioso, praticava atividades de apoio social a famílias em vulnerabilidade social em comunidades carentes da cidade.

Quando gerente da Regional do Guarujá, desenvolveu com a aprovação da Diretoria da Elektro, o Projeto Social nas Comunidades (Favelas) do Guarujá, utilizando-se de investimentos de Eficiência Energética, previsto na legislação das Distribuidoras de Energia Elétrica, para melhorias e desenvolvimento das comunidades, com retorno à empresa nas perdas de energia. O projeto, denominado Energia Comunitária foi implantado com sucesso nas Favelas da Cidade de Guarujá que previa além de investimentos em regularização das instalações elétricas residenciais, a troca de geladeiras por mais eficientes, capacitação dos seus líderes comunitários, apoio às comunidades para o seu desenvolvimento, e articulação de ações integradas com as demais entidades da Sociedade Civil. O sucesso foi tão grande que ele passou a ser implantado em outras regionais da Elektro, projeto este, ainda existente até os momentos atuais.

Retornando para Itapeva em 2016, onde residia toda sua família e tinha constituído sua empresa, com grupo de amigos, constituíram uma filial do OSB – Observatório Social do Brasil, espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, para reunir maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Convidado, em novembro de 2016, para participar do Movimento Social Viva Janaína Alves, onde acabou assumindo a função de Coordenador do Movimento. O Movimento foi idealizado pela Igreja Católica, para atuar em prol dos catadores de materiais recicláveis, e tinha por objetivo a promoção e o resgate da cidadania das famílias que viviam e trabalhavam no lixão, proporcionando-lhes uma vida digna e humanizada, e tendo como principais objetivos: (1) a criação de Cooperativa de Catadores; (2) a capacitação dos catadores; (3) a construção de Estrutura para funcionamento da Cooperativa e a (4) Implantação de Sistema de Coleta Seletiva na cidade de Itapeva, para gerar oportunidade digna de trabalho, e remuneração justa, preservação da saúde e segurança, para os catadores e suas famílias e qualificação profissional adequada aos mesmos.

Em 2018, representando aas Cooperativas de catadores, passou a integrar o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, estando atualmente como seu presidente. Em 2022, também passou a integrar o COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

Desde seu retorno a Itapeva, tem dedicado seu tempo, sua experiência em gestão de empresas e seu conhecimento estratégico, para o desenvolvimento sustentável das cooperativas de catadores e dos catadores de materiais recicláveis. Após 6 anos de trabalho neste projeto, viabilizou, com a Prefeitura Municipal, o contrato para a prestação dos serviços de Coleta Seletiva em Itapeva, que terá início em janeiro de 2023.


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 0030/2022

Autoria: Tarzan

Concede Comenda Antonio Furquim Pedroso da Ordem e do Mérito de Itapeva ao Sr. Francisco Jorge Stuart Neto.

A Câmara Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, APROVA o seguinte DECRETO LEGISLATIVO:

Art. 1º Fica concedida a Comenda Antônio Furquim Pedroso da Ordem e do Mérito de Itapeva ao Sr. Francisco Jorge Stuart Neto.

Art. 2ª Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 9 de dezembro de 2022.

TARZAN

VEREADOR - UNIÃO BRASIL