Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

MOÇÃO 0009/2023

Apresentamos à Mesa, observadas as formalidades regimentais, ouvido o Plenário, Moção de Apelo à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, para que implante na ETEC do município de Itapeva os cursos técnicos de Mecanização Agrícola e Manutenção de Máquinas Pesadas.

JUSTIFICATIVA

O município de Itapeva é celeiro do estado de São Paulo. Somos o maior produtor paulista de grãos, alcançando em 2022 o 14º maior PIB agrícola do Brasil. Além disso, a região também tem vocação forte no setor madeireiro, com grande volume de áreas de reflorestamento e extração de resina. Soma-se a isso, o fato de Itapeva ser polo regional, referência na área de prestação de serviços para todos os municípios que compõe a 16ª região administrativa.

Essa realidade econômica faz com que haja alta demanda de serviços de manutenção de máquinas agrícolas e florestais, porém com baixa oferta de profissionais qualificados e certificados para atuar na área e atender a essa grande demanda.

Realizamos essa moção, no intuito de provocar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, para que informe sobre essa possibilidade, e ao menos inicie estudos, no sentido de implantar na ETEC deste município os cursos técnicos de Mecanização Agrícola e Manutenção de Máquinas Pesadas. São cursos que a ETEC oferece em outros municípios do estado, mas que estão distantes da nossa região que tanto carece dessa mão de obra qualificada.

Certamente o oferecimento desses cursos técnicos será muito importante para a geração de renda e oportunidades de primeiro emprego para tantos jovens que precisam se inserir no mercado de trabalho ou empreender.

Nos colocamos à disposição para colaborar no diálogo com o Poder Executivo municipal, no intuito de celebrar as parcerias necessárias para que essa solicitação possa se tornar realidade.

Sem mais para o momento, renovo nossos protestos da mais elevada estima e distinta consideração.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 10 de março de 2023.

MOÇÃO 0009/2023

AUREA ROSA

VEREADORA - PP

DÉBORA MARCONDES

VEREADORA - PSDB

GABRIEL MACIEL

VEREADOR - PTB

GESSÉ ALVES

VEREADOR - PP

JULIO ATAÍDE

VEREADOR - PP

LAERCIO LOPES

VEREADOR - MDB

LUCINHA WOOLCK

VEREADORA - MDB

MARINHO NISHIYAMA

VEREADOR - PP

PRETO VASCO

VEREADOR - PDT

ROBERTO COMERON

VEREADOR - UNIÃO BRASIL

ROBSON LEITE

VEREADOR - UNIÃO BRASIL

RONALDO PINHEIRO

VEREADOR - PP

SAULO LEITEIRO

VEREADOR - PSD

TARZAN

VEREADOR - UNIÃO BRASIL

VANESSA GUARI

VEREADORA - PL