Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Diretores da AFCA Código de Honra recebem título de cidadania itapevense

Ângela Rodrigues dos Santos e Gerson Alves de Proença foram homenageados

Por Vítor Aguiar

Publicado em 27/06/2025 21:39
A Câmara Municipal de Itapeva reconheceu dois novos cidadãos nesta sexta-feira (27). Em uma sessão solene, foram entregues títulos de cidadania itapevense a Ângela Rodrigues dos Santos e Gerson Alves de Proença, diretores da Associação de Formação Cultural Artístico (AFCA) - Código de Honra.

Por meio dessa entidade, Ângela e Gersinho trabalham desde 2002 com crianças e jovens de Itapeva por meio da dança, visando a formação social e cultural. Atualmente, a associação atende mais de 260 alunos e conta com uma estrutura de professores voluntários que trabalham com diferentes modalidades de dança. Ângela falou sobre o trabalho da AFCA.

“São 268 alunos a partir de quatro anos. Tem alunos que a gente vê a mudança, a gente acredita neles e eles nos provam a cada dia. Tem alunos que praticamente aprenderam a andar no palco. A cada dia é uma luta, mas a coisa mais gratificante é entrar no portão e ver o sorriso daquelas crianças. A associação está de portas abertas, esperando a visita de qualquer pessoa que queira conhecer o nosso trabalho”.

Ângela, nascida em Itararé, e Gersinho, paulistano de nascimento, vivem em união estável desde 2000. Ele se mudou para Itapeva ainda aos dois anos e começou a ensinar dança ainda na adolescência, na Vila Dom Bosco. Ele ainda fez parte dos grupos BJ Dance e Anjos da Rua, além de ter criado o Essência do Corpo, na Adesai. Ângela, por sua vez, se mudou para Itapeva aos 13 anos e também tem longa relação com a dança, tendo fundado o grupo The Girls.

“Essa homenagem não representa um reconhecimento apenas aos nomes, mas às trajetórias construídas com muito amor, com a cultura, com os valores que acreditamos e defendemos. Me sinto agora muito honrada e renovada para seguir contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e fraterna”, afirmou Ângela.

Gerson também comentou sobre a homenagem. “A gente faz um trabalho social há mais de 20 anos. Muita coisa rolou nesse tempo, nós nunca desistirmos e não vamos desistir nunca. Temos que agradecer aos pais, aos professores. Eu e Ângela não conseguiríamos fazer nada disso sozinhos, foi tudo com o apoio dos pais e dos professores. Quando nós decidimos dar a aula de dança na associação, todos vieram. Essa placa é de todos nós, famílias, alunos, professores, todos estão sendo homenageados”.

Essas duas homenagens tinham sido propostas pelo vereador Marinho Nishiyama (Novo) há pouco mais de um ano, em abril de 2024, sendo aprovadas por unanimidade. “Esta cerimônia é mais que um ato formal, mas um agradecimento a esses dois cidadãos que criam caminhos de transformação para tantos jovens”, afirmou Marinho.

Além dos vereadores e dos homenageados, a cerimônia contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Samir Lahoud, representando a prefeita Adriana Duch. E é claro que a noite não estaria completa sem apresentações dos alunos do Código de Honra. Ao longo da solenidade, foram apresentadas oito coreografias de diferentes modalidades, indo desde o balé até a dança de rua.

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Procure aqui

Notas