Jeferson Modesto, realizou reunião com a Gerente Regional Institucional Interior SP da Vivo/Telefônica, Débora Moreira Matos.
A Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo vereador Jeferson Modesto Silva, realizou reunião com a Gerente Regional Institucional Interior SP da Vivo/Telefônica, Débora Moreira Matos, para tratar da falta de qualidade e o problema constante no sinal da operadora.
Por Assessoria da Câmara
Atualizado em 14/03/2017 08:42
Foram convidados também o Presidente do Sincomércio, Jona Locateli; o Presidente do Sincomerciários, Marcelo Nunes de Castro e o Presidente da ACIAI, Ernesto Melo Bonilha, que não compareceram à reunião. O Promotor da Defesa do consumidor, Dr. Hamilton Antonio Gianfratti Júnior justificou sua ausência por compromissos assumidos anteriormente.
Estiveram presentes os membros da comissão, Wilson Roberto Margarido, Alexsander Franson e os vereadores Laércio Lopes e Oziel Pires.
O assunto da reunião foi a falta de qualidade e o problema constante no sinal da Operadora Vivo, (telefonia móvel e fixa), inviabilizando os consumidores do Município de Itapeva de efetuar e receber ligações.
O presidente da comissão Jeferson Modesto apresentou as reclamações dos usuários que chegaram até ele e questionou a gerente quanto a qualidade da prestação de serviços de Internet Banda Larga e de telefonia móvel.
O Diretor do Procon de Itapeva, Luã Oliveira Barbosa questionou a gerente quanto a qualidade do sinal 3G e 4G na área central onde se concentra a maior demanda de uso dessas tecnologias, sendo que o sinal 3G praticamente não funciona, fica cortando a ligação, sendo que nem todos ainda possuem aparelhos com a tecnologia 4G.
Explicou a gerente que as melhorias do sinal dos bairros Alto da Brancal, Guarizinho e Areia Branca já foram realizados nos últimos dois anos, e que hoje já existem dez pontos de tecnologia 3G no município e que o sinal 4G já está em operação no município desde o ano passado, em cinco pontos, adiantando-se à meta da ANATEL, que era para o final desse ano.
A gerente perguntou quais eram os pontos que não funcionam de forma adequada e que existe falta de qualidade no sinal da operadora, Luã disse que a área central é a mais crítica, na região da Praça Anchieta e no entorno, onde é impossível utilizar a tecnologia 3G, pois não se consegue utilizar o telefone para fazer ou receber ligações.
Luã também questionou sobre o interesse da operadora em investimentos para os novos loteamentos do município, a gerente Débora disse que existe sim o interesse da operadora, e que tem a possiblidade da VIVO atender a esses novos loteamentos através de uma tecnologia de armários que consegue levar com fibra ótica e distribuir os serviços para uma distância maior através de rede cabeada, de acordo com a demanda.
Segundo Débora, a Internet Banda Larga e o serviço de telefonia móvel são autorizações, sendo assim, qualquer empresa autorizada pela ANATEL pode prestar o serviço no município, agora a concessão de serviço de voz, a VIVO tem a autorização para prestar o serviço e que as regras vigentes são da época da privatização, no qual a empresa é obrigada a seguir. A concessão da VIVO vence em 2025 e a cada 5 anos são feitos revisões dos contratos, das concessões e autorizações para prestação dos serviços. Na questão da internet banda larga, que atualmente utiliza a tecnologia ADSL, que funciona por cabo metálico, não são eficientes para os locais mais distantes, pois tem alcance máximo de 3 km da central e que não existe previsão de investimentos para ampliar e melhorar os serviços, afirmou a gerente.
Questionada sobre a previsão de ampliação do serviço móvel do sinal 4G para o Jardim Europa, ela respondeu que está prevista para o mês de Abril, até final de Maio e sobre serviço de internet por fibra ótica, disse que só existe para empresas ou clientes corporativos que contratam serviços dedicados para uso de maior de tráfego de dados. Disse também que na Vila Aparecida foi instalada uma nova antena 3G e 4G para resolver o problema de perda de sinal na área central, podendo ser uma possível sobrecarga, disse que vai questionar o departamento de engenharia e pedir para fazer novos testes. Vai levar todos os questionamentos para a empresa e que irá responder posteriormente.
O presidente da comissão Jeferson Modesto, declarou encerrada a reunião e que vai aguardar o posicionamento da empresa.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.
A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.