Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Nova reunião do Parlamento Jovem debate sobre bullying e estimula lado artístico dos alunos

Projeto de educação política da Câmara chegou ao quarto encontro nesta semana
Por Vítor Aguiar
quarta-feira, 10 de setembro, 2025 - 12:01
Imagem da notícia

Os jovens parlamentares de Itapeva voltaram à Câmara nesta quarta-feira (10) para novas oficinas e atividades do projeto de educação política do Legislativo Municipal. A reunião teve palestras do advogado Denis Guimarães, membro da OAB na Escola, que falou sobre bullying e violência nas escolas; e da artista e professora Bia Fonseca, que apresentou algumas técnicas de caligrafia e lettering aos estudantes.

“A ideia do que é bullying, todos nós entendemos, porque nós vivemos isso no ambiente escolar”, afirmou Denis, que estimulou os membros do Parlamento Jovem a refletir e debater sobre conceitos de bullying e cyberbullying e também explicou como isso se aplica dentro da legislação brasileira.

Assim, o advogado destacou a importância de combater essa forma de violência, alertando para a forma como isso pode impactar a vida das vítimas. Assim, ele também apresentou ferramentas de denúncia ao bullying e à violência nas escolas e colocou a OAB à disposição das necessidades dos alunos e professores.

Bia, por sua vez, estimulou a criatividade e o lado visual dos alunos com um exercício prático de lettering com uma brush pen, que é o tipo de caneta especial para esse tipo de atividade. “A escrita tem muitos benefícios. Ela trabalha a coordenação motora, reduz a ansiedade e o estresse. Vamos escrever mais”, explicou a artista.

Além do exercício de caligrafia, ela também incentivou os jovens a praticar atividades artísticas e a treinarem novas habilidades, sempre destacando o papel das palavras e das mensagens motivacionais no dia a dia.

Parlamento Jovem na Alesp

No fim da reunião, o presidente da Câmara, Marinho Nishiyama (Novo) também falou sobre a visita do Parlamento Jovem à Alesp, prevista para o dia 25 de novembro. “Os professores também estão convidados a ir conosco, até gostaríamos que fosse, porque nos ajudaria bastante e traria mais segurança”.

Ele também alertou aos alunos sobre as autorizações de imagem e de viagem que terão que ser assinadas por seus pais ou responsáveis. “Nós já iniciamos o processo de contratação do ônibus. Também não precisam se preocupar com alimentação, a Câmara vai pagar”, explicou.

Parlamento Jovem 2025

Esta foi a quarta reunião do Parlamento Jovem em 2025. O último encontro, em agosto, trouxe debates sobre o conceito de democracia, a representação popular dentro da política e da experiência do Parlamento Jovem. Os trabalhos vão se estender até 17 de dezembro, com encontros mensais, que podem ser acompanhados por meio do Instagram oficial.

Participam alunos da Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr (Escola de Minas); das escolas municipais Profª Carlinda Gomes Rolim, Prof. Antônio Maisano, José Sebastião Herrera, Prof. Luiz Gonzaga Dias, Dom Silvio Maria Dário, Dirce Lara da Silva, Quilombola Prof. Juarez Costa, José Mokarzel, Profª Ivis Piedade Marques, Maria de Lourdes Ribeiro, Prof. Mauro Albano, Raphael Fabri Netto e Newton de Moura Muzel; das escolas estaduais Profª Zulmira de Oliveira, Jeminiano David Muzel, Otávio Ferrari e Silvério Monteiro; e das escolas particulares Objetivo e Luminous Sol.


Arquivo de Notícias

Buscar no Portal