Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Novembro Azul acende alerta para saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

Câmara de Itapeva está sendo iluminada em azul durante todo o mês
Por Vítor Aguiar
sexta-feira, 07 de novembro, 2025 - 16:14
Imagem da notícia

A cor azul vem tomando toda a fachada do Palácio Vereador Euclides Modenezi, sede da Câmara Municipal de Itapeva, nas noites de novembro. Em um movimento para reforçar a atenção sobre a saúde do homem, a campanha Novembro Azul acende um alerta sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano, com a doença sendo a segunda principal causa de óbitos entre homens, além de ser o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens com mais de 60 anos, mas o alerta vem se acendendo cada vez mais cedo. Entre 2020 e 2024, o número de atendimentos entre homens com até 49 anos aumentou em 32% no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Histórico familiar, obesidade e exposição a agentes químicos também são considerados fatores de risco.

Mas o tratamento é efetivo e seguro, com 90% de chance de cura quando há diagnóstico precoce. Nas fases iniciais, o câncer de próstata é assintomático, mas em estágios mais avançados pode gerar dificuldade para urinar, necessidade de urinar muitas vezes ao dia, jato de urina fraco, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores em pelve, quadris ou costas.

Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura. Nas fases iniciais o câncer de próstata é assintomático, mas em estágios mais avançados, a doença pode causar dificuldade e necessidade de urinar muitas vezes ao dia, jato de urina fraco, presença de sangue na urina e ou no sêmen, podendo causar também dores na pelve, quadris e nas costas.

Esse início silencioso faz com que muitos homens só identifiquem a doença quando ela já está em estágio avançado. Um estudo do Instituto Lado a Lado Pela Vida indicou que 54% dos casos diagnosticados nos últimos três anos já estavam nos estágios 3 ou 4; e 62% dos homens só procuram ajuda médica quando a dor já é insuportável.

Assim, surge a necessidade de atenção ao próprio corpo. O INCA recomenda que os homens estejam alertas para qualquer alteração ou anormalidade no corpo, procurando o serviço de saúde o mais breve possível. Os exames utilizados para a investigação diagnóstica são o PSA (proteína produzida pela próstata, com taxa medida em exame de sangue) e o toque retal, que é utilizado para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.

Arquivo de Notícias

Buscar no Portal