Comissões encaminham para votação projetos sobre equoterapia e medicamentos à base de cannabis
As comissões permanentes da Câmara de Itapeva se reuniram nesta terça-feira (11) e encaminharam oito projetos de para votação no Plenário. Duas dessas matérias tratam da saúde, prevendo a criação de uma Política Municipal de Distribuição de Medicamentos à Base de Cannabis no SUS e a regulamentação da equitação como terapia (equoterapia) no tratamento de crianças com autismo.
A proposta de regulamentação da equoterapia foi apresentada pela vereadora Val Santos (PP), instituindo o Programa de Terapia Assistida por Equitação (TATE), visando não apenas oferecer acesso esse tratamento para as crianças com o transtorno do espectro autista (TEA), mas, também, promover a capacitação de profissionais, incentivar a pesquisa e o desenvolvimento e estimular parcerias entre instituições de saúde, educação e centros de equitação.
Para participar do Programa TATE, os centros de equitação deverão ter profissionais capacitados e habilitados para conduzir a terapia, possuir infraestrutura adequada e adotar protocolos de atendimento que priorizem a segurança e o bem-estar das crianças.
O projeto de lei sobre os remédios à base de cannabis, por sua vez, foi apresentado pelo vereador Marinho Nishiyama (Novo), regulamentando a forma como Itapeva deve lidar com a distribuição desses medicamentos no SUS, respeitando as legislações federal e estadual. A distribuição deve ocorrer exclusivamente para o tratamento de condições clínicas que tenham respaldo científico e mediante prescrição médica.
Os medicamentos em questão precisam ser registrados na Anvisa ou possuírem autorização excepcional de importação. Além disso, a Prefeitura poderá firmar parcerias com outras entidades públicas ou privadas para garantir a aquisição, o fornecimento, a distribuição, o acompanhamento técnico ou a capacitação de profissionais envolvidos.
Relator da matéria na Comissão de Saúde, o vereador Ronaldo Coquinho (PL) elogiou o projeto. “Essa política pública já existe em nível estadual e federal, com critérios técnicos para auxiliar quem realmente precisa, como as pessoas com Parkinson, crianças especiais. Com a orientação médica no atendimento daquela patologia específica, essa é uma ferramenta importante no que se refere à saúde”.
Mais projetos encaminhados
Esses dois projetos devem ser votados em primeiro turno já nesta quinta-feira (13) e, depois, seguir para última votação na semana seguinte. O mesmo vale para os projetos de lei 178, estabelece normas gerais para a celebração de acordos e solução consensual de controvérsias na Administração Pública Municipal; e 184, que altera a composição da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).
Outros quatro projetos de lei também foram encaminhados pelas comissões e já devem ter votação em dois turnos nesta quinta, com a expectativa de uma sessão extraordinária no dia. Essas matérias criam uma gratificação para os condutores socorristas do SAMU de Itapeva, redefinem os limites para a lei do nepotismo municipal e redistribuem valores no orçamento municipal. Um decreto legislativo sobre os processos de controle interno no repasse de emendas às entidades do 3º setor também deve ser votado em turno único nesta quinta.
As reuniões
Ao longo da tarde, se reuniram as comissões de Legislação, Economia e Saúde. Todas as transmissões estão disponíveis por meio do Facebook da Câmara Municipal.
Arquivo de Notícias
Câmara concede título de cidadania ao empresário Matheus Zanforlin
09 de junho, 2026 - 11:12
Câmara começa a votar projeto que autoriza Prefeitura a ampliar repasse de verba à Apae
08 de junho, 2026 - 21:24
Generci Neves protocola renúncia na Câmara e deixa cargo de vice-prefeito de Itapeva
20 de maio, 2026 - 18:19
Em sessão solene, Câmara entrega honrarias a músicos da Lira Itapevense
19 de maio, 2026 - 22:05
Adriana Duch retorna à Prefeitura de Itapeva após nova decisão liminar do TJSP
19 de maio, 2026 - 19:53
Comissões debatem projeto para garantir adicional de periculosidade a agentes de trânsito
19 de maio, 2026 - 16:19
Câmara aprova projeto de lei para combater poluição sonora em Itapeva
18 de maio, 2026 - 20:54
Projeto que endurece punições para quem ateia fogo em roçados passa em primeiro turno na Câmara
14 de maio, 2026 - 22:17
Parlamento Jovem elege mesa diretora e aprende mais sobre política e democracia
13 de maio, 2026 - 14:24
Construção de projetos da classe artística entram em debate na Câmara
12 de maio, 2026 - 18:26
Câmara recebe duas audiências públicas sobre orçamento municipal na próxima semana
12 de maio, 2026 - 11:33
Câmara aprova projeto para identificação de imóveis locados pela Prefeitura de Itapeva
11 de maio, 2026 - 21:29
Câmara inicia votação de projeto que regulamento carga horária de coordenador chefe do Samu
07 de maio, 2026 - 20:50
Comissão de Economia define cronograma de análise da LDO, com audiência pública em 25 de maio
05 de maio, 2026 - 17:24
Câmara derruba três vetos do Executivo sobre projetos aprovados entre março e abril
04 de maio, 2026 - 21:44
Após nova troca na Prefeitura, vereadores defendem pacificação na política do Município
30 de abril, 2026 - 22:32
Justiça derruba liminar e Generci Neves retorna à Prefeitura de Itapeva
30 de abril, 2026 - 20:46
Comissão analisa questionário da LDO e encaminha resultados à Prefeitura
28 de abril, 2026 - 15:20

Câmara Municipal de Itapeva/SP