CEI da Limpeza Urbana recebe documentos e ouve secretários sobre contratação emergencial
Representantes do Executivo explicaram como vêm sendo tocados os processos de licitação
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Limpeza Urbana se reuniu nesta quarta-feira (4) para receber os documentos relativos à contratação emergencial de uma empresa para os serviços de capina, roçada e manutenção de áreas verdes. No encontro, secretários municipais explicaram esse contrato emergencial e o andamento do processo licitatório para a contratação de uma empresa em definitivo.
De acordo com os documentos apresentados pelo Executivo, a gestão passada já estava trabalhando com um contrato emergencial para a limpeza urbana, em um vínculo que chegou ao fim no dia 15 de fevereiro. Mas como não havia tempo hábil para iniciar um processo licitatório, optou-se por realizar outra contratação emergencial, como explicou o procurador geral do Município, Victor Roncon.
“Como é um contrato emergencial, a empresa que participou do anterior, não pode participar de outro emergencial posterior. Então, quando se encerra um emergencial, é aberto um novo, com novo orçamento e tudo mais. Não tinha como ficar sem a capina e não ia dar tempo para finalizar a licitação da roçada, então abrimos os dois processos juntos”, afirmou, se referindo à contratação emergencial e ao processo licitatório.
Questionado sobre as motivações da gestão para a contratação emergencial, Roncon listou alguns tópicos, como a falta de contrato e o crescente número de casos de dengue. Os vereadores também perguntaram sobre a demora para licitar, já que o edital ainda não foi publicado após cinco meses. De acordo com o secretário de Coordenação e Planejamento, Alexsandro Nogueira, essa preparação realmente dura vários meses, com expectativa para liberação desse edital nos próximos 30 dias.
“(O foco nas licitações) foi retomado desde o início do ano. O problema é a documentação, que tem que ser completamente atualizada, de todas as 15 secretarias. É um processo extenso. Estamos desde janeiro fazendo a licitação”, afirmou Nogueira.
Roncon endossou, reforçando o foco em regularizar todos os contratos com licitações. “A regra que a prefeita falou desde o primeiro dia é que se precisar contratar emergencial para algum serviço que não pode ficar sem contrato, como ambulância, roçada, ela só vai ser autorizada se for aberta a licitação junto. Nós estamos fazendo dessa forma”, explicou.
Após receberem os documentos e ouvirem a explicação dos secretários, os vereadores da CEI devem prosseguir as investigações com a análise mais aprofundada dos documentos e contratos que foram entregues e, também, com os depoimentos das pessoas envolvidas nessa contratação.
Participaram da reunião, além dos vereadores componentes da CEI, os secretários de Finanças, Laércio Lopes; Coordenação e Planejamento, Alexsandro Nogueira; e Administrações Regionais, Eduardo Silva (Bolacha); e o procurador geral do Município, Victor Roncon.
De acordo com os documentos apresentados pelo Executivo, a gestão passada já estava trabalhando com um contrato emergencial para a limpeza urbana, em um vínculo que chegou ao fim no dia 15 de fevereiro. Mas como não havia tempo hábil para iniciar um processo licitatório, optou-se por realizar outra contratação emergencial, como explicou o procurador geral do Município, Victor Roncon.
“Como é um contrato emergencial, a empresa que participou do anterior, não pode participar de outro emergencial posterior. Então, quando se encerra um emergencial, é aberto um novo, com novo orçamento e tudo mais. Não tinha como ficar sem a capina e não ia dar tempo para finalizar a licitação da roçada, então abrimos os dois processos juntos”, afirmou, se referindo à contratação emergencial e ao processo licitatório.
Questionado sobre as motivações da gestão para a contratação emergencial, Roncon listou alguns tópicos, como a falta de contrato e o crescente número de casos de dengue. Os vereadores também perguntaram sobre a demora para licitar, já que o edital ainda não foi publicado após cinco meses. De acordo com o secretário de Coordenação e Planejamento, Alexsandro Nogueira, essa preparação realmente dura vários meses, com expectativa para liberação desse edital nos próximos 30 dias.
“(O foco nas licitações) foi retomado desde o início do ano. O problema é a documentação, que tem que ser completamente atualizada, de todas as 15 secretarias. É um processo extenso. Estamos desde janeiro fazendo a licitação”, afirmou Nogueira.
Roncon endossou, reforçando o foco em regularizar todos os contratos com licitações. “A regra que a prefeita falou desde o primeiro dia é que se precisar contratar emergencial para algum serviço que não pode ficar sem contrato, como ambulância, roçada, ela só vai ser autorizada se for aberta a licitação junto. Nós estamos fazendo dessa forma”, explicou.
Após receberem os documentos e ouvirem a explicação dos secretários, os vereadores da CEI devem prosseguir as investigações com a análise mais aprofundada dos documentos e contratos que foram entregues e, também, com os depoimentos das pessoas envolvidas nessa contratação.
Participaram da reunião, além dos vereadores componentes da CEI, os secretários de Finanças, Laércio Lopes; Coordenação e Planejamento, Alexsandro Nogueira; e Administrações Regionais, Eduardo Silva (Bolacha); e o procurador geral do Município, Victor Roncon.
Arquivo de Notícias
Em votação dividida, Câmara aprova contas públicas da Prefeitura em 2023
11 de dezembro, 2025 - 20:38
Comissão de Economia dá parecer negativo sobre contas da Prefeitura em 2023, que seguem para votação em Plenário
09 de dezembro, 2025 - 16:31
CEI das Licitações apresenta relatório parcial e define continuidade das investigações
09 de dezembro, 2025 - 13:15
Câmara aprova repasses a Lar do Amor e Código de Honra e projeto que viabiliza renovação com a Adesai
08 de dezembro, 2025 - 21:29
Diploma de Voluntário: Câmara homenageia lideranças da solidariedade de Itapeva
05 de dezembro, 2025 - 22:38
Câmara aprova LOA em 2º turno e encerra debate sobre matérias orçamentárias de 2026
05 de dezembro, 2025 - 08:37
Comissões encaminham para votação projetos que reconhecem o Abala Itapeva e a Queima do Alho
02 de dezembro, 2025 - 17:08
Câmara aprova projeto para criar 50 cargos de monitor da educação básica na Secretaria de Educação
02 de dezembro, 2025 - 09:15
Projeto que cria cargos de monitor de educação básica segue para votação na Câmara
28 de novembro, 2025 - 13:49
Câmara inicia aprovação do orçamento do Município para 2026
27 de novembro, 2025 - 22:05
CEI das Licitações pede documentações e esclarecimentos sobre contratos na Secretaria da Saúde
26 de novembro, 2025 - 15:29
No penúltimo encontro, Parlamento Jovem conhece a Alesp, em São Paulo, e aprende mais sobre processo legislativo
26 de novembro, 2025 - 11:18
Câmara aprova contas de 2022, criação do Samuvet e mais seis novos projetos de lei
24 de novembro, 2025 - 22:04
Orçamento de 2026 segue para votação na Câmara com 426 emendas
24 de novembro, 2025 - 17:35
Comerciário Dedicado do Ano: Câmara homenageia funcionários do comércio de Itapeva
18 de novembro, 2025 - 22:40
Contas públicas de 2022 recebem parecer negativo na Comissão de Economia e seguem para votação no Plenário
18 de novembro, 2025 - 17:13
Secretária de Saúde apresenta números de licitações, cirurgias e transportes em 2025
18 de novembro, 2025 - 12:12
Câmara aprova projeto para que Prefeitura possa resolver conflitos com acordos consensuais
17 de novembro, 2025 - 21:25

Câmara Municipal de Itapeva/SP