Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Comissão de Economia dá parecer negativo sobre contas da Prefeitura em 2023, que seguem para votação em Plenário

Relatório apresentado pelo vereador Tarzan (PP) recomenda que contas do ex-prefeito Mário Tassinari sejam rejeitadas
Por Vítor Aguiar
terça-feira, 09 de dezembro, 2025 - 16:31
Imagem da notícia

A Comissão de Economia apresentou, nesta terça-feira (9), um parecer pela rejeição das contas públicas da Prefeitura em 2023, ainda sob gestão do ex-prefeito Mario Tassinari. Agora, a análise das contas segue para votação em Plenário, prevista para esta quinta-feira (11).

De acordo com o parecer, apresentado pelo vereador Tarzan (PP), “persiste um conjunto de irregularidades graves, consistentes e não plenamente sanadas”, o que impediria que as contas sejam aprovadas.

A análise da comissão vai na contra mão do parecer apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O documento entregue à Câmara em agosto recomendava a aprovação das contas de Tassinari, ainda que com ressalvas e recomendações. As falhas encontradas, porém, não teriam gravidade suficiente para comprometer as contas de 2023, na visão do TCE.

O relator, contudo, apontou inconsistências contábeis graves na Dívida Ativa, falta de confiabilidade dos registros contábeis, infraestrutura precária em escolas e unidades de saúde, ausência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros em prédios públicos, pagamento excessivo de horas extras, falhas no controle de frequência de servidores, falhas em contratações e cargos comissionados e baixo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

O parecer desfavorável foi apoiado pelos demais vereadores da comissão e, agora, segue para votação do Plenário, que tem a decisão para aprovar ou rejeitar as contas. O processo é similar ao que aconteceu recentemente com as contas de 2022, que foram rejeitadas na comissão pelo parecer da vereadora Gleyce Dornelas (Novo), mas acabaram aprovadas pelo Plenário.

Tarzan defendeu a reprovação das contas. “Analisando os apontamentos do próprio Tribunal de Contas e da Controladoria Geral do Município, elaborei esse parecer e coloco meu posicionamento no sentido de orientar o voto contrário à aprovação das contas de 2023”.

Projetos de lei encaminhados para votação

Além disso, as comissões que se reuniram nesta terça também encaminharam dois projetos de lei para votação em Plenário. O PL 174 institui o licenciamento expresso no procedimento de licenciamento urbanístico. Essa matéria deve ser votada em primeiro turno nesta quinta-feira (11), assim como o PL 200, que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico em Áreas de Vulnerabilidade Social.

Ao longo da tarde, se reuniram as comissões de Legislação, de Economia, de Saúde e de Obras. Todas as transmissões estão disponíveis por meio do Facebook da Câmara Municipal.


Arquivo de Notícias

Buscar no Portal