Comissão de Educação se reúne com mães atípicas e professores para debater projeto do Plano Municipal pela Primeira Infância
Pela última vez no ano, as comissões permanentes da Câmara se reuniram para reuniões ordinárias nesta terça-feira (16). No derradeiro encontro, o atendimento aos alunos com deficiência na rede municipal de ensino voltou à pauta, após a recente aprovação de matérias sobre o tema.
Esse debate foi convocado pelo vereador Tarzan (PP), presidente da Comissão de Educação, para alinhar pontos prioritários da educação inclusiva com pais e professores, visando possíveis emendas ao projeto do Plano Municipal pela Primeira Infância, que foi apresentado recentemente pela Prefeitura e está em discussão nas comissões no ano que vem.
Assim, o grupo de mães atípicas e professores que vem se articulando em defesa dos estudantes com deficiência no Município recebeu uma cópia do projeto e poderá fazer uma análise mais aprofundada da matéria.
Em nome do grupo, a professora Sandra Galvão agradeceu pelo espaço e explicou um pouco da articulação que levou aos dois projetos apresentados pelo vereador Júnior Guari (Republicanos) criando novos cargos, que foram aprovados nesta segunda-feira (15).
“A iniciativa de apresentar esses dois projetos em alternativa ao que foi apresentado pela Prefeitura é justamente uma provocação para que o Executivo aja. É uma alternativa para apresentar uma proposta que fique mais clara e, a partir disso, haja uma discussão entre o Executivo, o Legislativo e as famílias dos alunos”, explicou.
O vereador Tarzan também comentou sobre os projetos aprovados na segunda-feira, mas mostrou pessimismo quanto à sanção dessas iniciativas. “Nós sabemos o que vai acontecer. O projeto vai ser vetado, virão três vetos para cá, a Câmara vai se posicionar contrária aos vetos. Feito isso, a prefeita entra com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), entra uma liminar e suspende a lei”.
Ainda assim, ele destacou essas aprovações como um marco de uma estratégia maior pela construção de um planejamento para a inclusão desses estudantes. “Quando os quinze vereadores e vereadoras tomam uma posição em favor de uma política pública de inclusão para os alunos especiais, o Executivo não tem outra saída a não ser sentar e construir essa política pública”.
Entenda o caso
Essa história começou no fim de novembro, quando a Secretária da Educação, Geni Müzel, visitou a Câmara duas vezes para defender uma aprovação imediata da criação desses cargos de monitor de educação básica. Entre outras atribuições, esses servidores seriam responsáveis pelo acompanhamento dos alunos com deficiência.
A matéria foi aprovada no dia 1º e pouco depois, a Prefeitura sancionou (oficializou a transformação do projeto aprovado em lei) e divulgou o edital de um processo seletivo que está correndo para a contratação desses profissionais.
Hoje, essa função vem sendo exercida por professores eventuais, que têm a formação na área pedagógica, mas com a criação desse cargo, a responsabilidade passa aos monitores, que são pessoas com ensino médio e um curso de formação de 80h ministrado pela Secretaria de Educação.
A alteração não agradou a pais e professores, que compareceram a todas as sessões da Câmara desde então para conversar com os vereadores e pedir a revogação do projeto, além de apresentar diversas outras demandas das mães atípicas de Itapeva.
Assim, surgiram os três projetos aprovados nesta segunda: o primeiro revoga o texto apresentado pela Prefeitura; o segundo cria o mesmo cargo de monitor de educação básica, mas com uma atribuição diferente e maior tempo de capacitação (180h); e o último cria cargos de professor de suporte especializado.
Saúde em pauta e projetos encaminhados para votação
A tarde também teve uma reunião da Comissão de Saúde, que recebeu a secretária da pasta, Karen Grube, e a superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, Luciane Pacheco. Elas esclareceram pontos sobre o pagamento de emendas impositivas federais, estaduais e municipais ao hospital filantrópico e a outras entidades do terceiro setor na cidade.
Além dessas reuniões, as comissões também encaminharam sete projetos de lei para votação em Plenário. A expectativa é que essas matérias só sejam deliberadas após o recesso legislativo, ou seja, no início de fevereiro.
Os projetos em questão definem duas denominações de via pública, declaram uma ONG como utilidade pública e instituem campanhas para conscientização contra cigarros eletrônicos e em prol da doação de sangue, além do selo Empresa Amiga do Esporte e de um programa para capacitação permanente sobre o transtorno do espectro autista (TEA).
Ao longo da tarde, se reuniram as comissões de Legislação, de Saúde e de Educação. Todas as transmissões estão disponíveis por meio do Facebook da Câmara Municipal.
Arquivo de Notícias
Em dia de reunião com a PM, vereadores aprovam projetos de licenciamento expresso e incentivo ao emprego no bairro
15 de dezembro, 2025 - 20:47
Projeto que dá transparência ao IPTU e ao ITBI é aprovado na Câmara
11 de dezembro, 2025 - 21:48
Em votação dividida, Câmara aprova contas públicas da Prefeitura em 2023
11 de dezembro, 2025 - 20:38
Comissão de Economia dá parecer negativo sobre contas da Prefeitura em 2023, que seguem para votação em Plenário
09 de dezembro, 2025 - 16:31
CEI das Licitações apresenta relatório parcial e define continuidade das investigações
09 de dezembro, 2025 - 13:15
Câmara aprova repasses a Lar do Amor e Código de Honra e projeto que viabiliza renovação com a Adesai
08 de dezembro, 2025 - 21:29
Diploma de Voluntário: Câmara homenageia lideranças da solidariedade de Itapeva
05 de dezembro, 2025 - 22:38
Câmara aprova LOA em 2º turno e encerra debate sobre matérias orçamentárias de 2026
05 de dezembro, 2025 - 08:37
Comissões encaminham para votação projetos que reconhecem o Abala Itapeva e a Queima do Alho
02 de dezembro, 2025 - 17:08
Câmara aprova projeto para criar 50 cargos de monitor da educação básica na Secretaria de Educação
02 de dezembro, 2025 - 09:15
Projeto que cria cargos de monitor de educação básica segue para votação na Câmara
28 de novembro, 2025 - 13:49
Câmara inicia aprovação do orçamento do Município para 2026
27 de novembro, 2025 - 22:05
CEI das Licitações pede documentações e esclarecimentos sobre contratos na Secretaria da Saúde
26 de novembro, 2025 - 15:29
No penúltimo encontro, Parlamento Jovem conhece a Alesp, em São Paulo, e aprende mais sobre processo legislativo
26 de novembro, 2025 - 11:18
Câmara aprova contas de 2022, criação do Samuvet e mais seis novos projetos de lei
24 de novembro, 2025 - 22:04
Orçamento de 2026 segue para votação na Câmara com 426 emendas
24 de novembro, 2025 - 17:35
Comerciário Dedicado do Ano: Câmara homenageia funcionários do comércio de Itapeva
18 de novembro, 2025 - 22:40
Contas públicas de 2022 recebem parecer negativo na Comissão de Economia e seguem para votação no Plenário
18 de novembro, 2025 - 17:13

Câmara Municipal de Itapeva/SP