Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Parlamento Jovem: Com simulação de sessão, jovens vereadores se formam na Câmara

Desde maio, foram oito encontros oficiais do Parlamento Jovem 2025
Por Vítor Aguiar
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025 - 22:12
Imagem da notícia

Chegou ao fim o mandato dos jovens parlamentares. Nesta quarta-feira (17), aconteceu a formatura do Parlamento Jovem 2025, em uma solenidade marcada pela simulação de uma sessão legislativa, com direito a votação de projetos.

A pauta teve a deliberação de seis indicações, um requerimento e quatro projetos de lei apresentados pelos próprios jovens parlamentares. Esses projetos de lei trataram de implantação de ecopontos, diretrizes para transporte de pacientes, garantias de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e revitalização de pontos históricos.

Todas as proposituras foram aprovadas e, serão encaminhadas pela Câmara como indicações à Prefeitura para que essas iniciativas sejam estudadas pelo Executivo, que poderá acatar sugestões e apresentar projetos ou ações alinhadas ao que os jovens parlamentares propuseram.

A presidência ficou a cargo do estudante João Batista, que avaliou a experiência do Parlamento Jovem. “É essencial que os jovens tenham acesso a essa educação política que a Câmara oferece. Todo e qualquer cidadão precisa entender tenha a noção de quem votar, tenha a compreensão do que é a política de verdade. Dizem que a política é só corrupção, roubalheira, mas não é, a política é a arte de resolver os problemas através do diálogo”.

Ele também destacou como sua visão sobre política mudou com trabalhos desenvolvidos nos últimos meses. “Eu saio daqui totalmente diferente. Por mais que eu estude, acompanhe a política, as aulas aqui dão um vasto conhecimento a partir dos vereadores e dos palestrantes. Esse vasto conhecimento que eu adquiri, eu vou levar para toda minha vida e para minha formação enquanto cidadão”.

A mesa diretora foi completa pelos estudantes Ana Lua Bento (1ª secretária), Gabriel Corbage (2º secretário), Thiago Bueno (1º vice) e Maicon Sandro (2º vice).

Além da sessão simulada, a noite também teve apresentações musicais de Raissa Oliveira, que cantou a música Deserto, e Hadassa Oliveira, com a música Tá Chorando Por Quê? Ao fim, os estudantes receberam certificados pela participação do Parlamento Jovem.

O vereador Ronaldo Coquinho (PL), que conduziu os trabalhos do Parlamento Jovem desde o início, falou diretamente aos estudantes. “Nós fizemos nosso melhor ao longo do ano e vocês vão perceber o quanto cresceram como pessoas do bem e conheceram mais de seus direitos e deveres perante à sociedade. Estamos muito felizes de fazer a formatura de vocês e já estou com saudades das nossas oficinas, dos nossos trabalhos”.

Parlamento Jovem 2025

O Parlamento Jovem é uma ferramenta da Câmara que trabalha a educação política e incentiva a participação política da juventude na sociedade. O trabalho envolve estudantes de escolas das redes municipal, estadual e privada de Itapeva.

Ao longo de nove meses, foram oito reuniões oficiais, com palestras, oficinas e atividades, além de um tour histórico em Itapeva e uma visita à sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital. Além disso, jovens parlamentares também acompanharam uma sessão da Câmara e participaram de uma solenidade em homenagem aos professores.

Todos os trabalhos podem ser acompanhados através do Instagram oficial do Parlamento Jovem.

A Comissão do Parlamento Jovem foi composta pelos vereadores Ronaldo Coquinho (PL), Val Santos (PP), Gleyce Dornelas (Novo), Thiago Leitão (PL), Vanderlei Pacheco (Avante) e Dr. Marcelo Poli (PL).


Arquivo de Notícias

Buscar no Portal