Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Câmara reduz número máximo de novos títulos de cidadania itapevense

Atualmente, cada vereador pode entregar três honrarias por ano, mas nova regra diminui para duas
Por Vítor Aguiar
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025 - 20:16
Imagem da notícia

A Câmara Municipal de Itapeva aprovou um novo projeto de resolução que altera regras sobre honrarias e sessões solenes do Legislativo. Com a medida, o número máximo de novos títulos de cidadania itapevense cai de 45 para 30 a cada ano.

Atualmente, cada vereador pode apresentar anualmente projetos de concessão de título de cidadania para três pessoas que não nasceram aqui, mas prestaram serviços em prol do Município. Com a mudança, esse limite passa a ser de dois projetos a cada ano.

Além dessa honraria, os vereadores seguem tendo direito a apresentar um projeto para concessão da Comenda Antônio Furquim Pedroso da Ordem e do Mérito de Itapeva.

Outra alteração abrange as consequências de faltas não justificadas em sessões solenes. Agora, o vereador ausente perde o direito de apresentar projetos para algumas dessas honrarias no mesmo ano. Antes, a punição afetava também o ano seguinte. Como justificativas, são aceitos motivo de saúde, luto ou missão oficial da Câmara.

Como se trata de um projeto de resolução – ou seja, uma matéria que trata sobre assuntos internos da Câmara -, esse projeto dependia de votação em turno único e não depende de sanção da Prefeitura, sendo publicada diretamente pelo presidente da Câmara.

A 81ª Sessão Ordinária de 2025

Falando em honrarias, os vereadores também votaram e aprovaram a concessão de cinco títulos de cidadania itapevense para homenagear Rodrigo Costa Mendes, Otávio Rodrigues Vieira, Edenise Leite Tezoto, Raphael Pontes Monteiro e Arlete Machado Correa Gonçalves.

A noite também teve a presença de algumas autoridades da região, como Rodolfo Fanganiello, prefeito de Paranapanema, cidade vizinha a Itapeva. Ele falou com vereadores após a sessão sobre securitização da dívida pública e destacou a importância da nossa região para a economia de São Paulo. "44% do PIB do estado vem do interior e a região mais forte do agro é a Região Administrativa de Itapeva, da qual Paranapanema também faz parte, mas quanto do orçamento do estado nós recebemos? Está na hora do estado começar a mandar recursos para a nossa região".

A transmissão da sessão e da reunião com o prefeito Fanganiello estão disponíveis através do Facebook e do Youtube da Câmara. A próxima sessão está marcada para as 20h da segunda-feira (22).



Arquivo de Notícias

Buscar no Portal