Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Parlamento Jovem elege mesa diretora e participa de palestra sobre os três poderes

Encontro foi o penúltimo antes da sessão de encerramento, em dezembro
Por Vítor Aguiar
quarta-feira, 08 de outubro, 2025 - 12:18
Imagem da notícia

O Parlamento Jovem da Câmara de Itapeva se reencontrou nesta quarta-feira (8) para avançar no trabalho de educação política. Nesse novo encontro, os alunos assistiram a uma palestra do presidente da Câmara, Marinho Nishiyama, que falou sobre a estrutura dos três poderes. Os jovens também elegeram a mesa diretora que vai comandar a sessão solene de encerramento, que vai acontecer em dezembro, sob comando do aluno João Neto, eleito presidente.

Durante o encontro, Marinho explicou como funciona a divisão tripartite na estrutura do Brasil, com a separação entre poder Executivo (Presidência, governos e prefeituras), Legislativo (Senado, câmaras e assembleias) e Judiciário (tribunais). Ele também tratou do sistema de freios e contrapesos, que separa as funções de cada um desses poderes e também garante ferramentas para que uma das estruturas possa ser contida pelas outras em casos de abuso.

O vereador também apresentou os princípios fundamentais do Estado Brasileiro. “Os três poderes são fundamento da estrutura funcional do Estado. Podemos dizer que temos três aspectos nessa organização do Estado: a forma de Estado, que temos a federação; a forma de governo, que utilizamos a República; e o sistema de governo, que temos o presidencialismo”, explicou.

Ele prosseguiu, explicando as funções típicas e atípicas de cada um dos poderes e a forma como eles se organizam na nossa estrutura municipal. “No Poder Executivo, temos hoje a prefeita Adriana Duch como chefe máxima. A principal atribuição da prefeita é fazer a gestão dos recursos públicos. A prefeita também é responsável por representar o Município, falar em nome do Município”.

Mesa diretora

Além da oficina, os jovens vereadores também elegeram qual será a mesa diretora do Parlamento Jovem. O grupo, formado por um presidente, dois vices e dois secretários, será o responsável por conduzir os trabalhos na sessão de encerramento, marcada para o dia 17 de dezembro.

Nesse encontro, os jovens vão participar de uma sessão solene nos mesmos moldes de uma sessão ordinária da Câmara, com discussões e votação de projetos que eles poderão elaborar e apresentar. Hoje, inclusive, aconteceu uma pequena simulação dessa sessão, para ilustrar o funcionamento do Plenário.

O cargo com maior concorrência foi a presidência, com sete candidatos. O eleito foi João Neto, da Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr. A mesa também será composta por Ana Lua (1ª secretária), Gabriel Corbage (2º secretário), Miguel Edvan (1º vice) e Maicon Rodrigues (2º vice).

“Queria agradecer a todos pela colaboração, pela confiança e pelo voto de vocês. Já estamos na reta final do Parlamento Jovem, para nossa sessão. Eu irei presidir com total responsabilidade e com toda a capacidade que eu conseguir. Que nós tenhamos uma formatura boa e possamos levar conhecimento e amizade para a vida”, agrediu João.

Parlamento Jovem 2025

Esta foi a quinta reunião do Parlamento Jovem em 2025. O trabalho, voltado à educação política e formação de sociopolítica dos adolescentes, não se encontrava desde setembro, quando aconteceu um debate sobre bullying e uma atividade artística com lettering.

Os trabalhos vão se estender até 17 de dezembro, com encontros mensais, que podem ser acompanhados por meio do Instagram oficial do Parlamento Jovem.


Arquivo de Notícias

Buscar no Portal